Reiki - Energia Universal

Reiki é uma palavra japonesa que significa “Energia Vital Universal”. O espaço que nos envolve. O Universo vive impregnado de energia infinita e inesgotável. É esta energia, primordial e criativa, que nos mantém vivos.

Reiki é a antiga arte de cura pela imposição das mãos. Redescoberta no Japão, no século XIX, pelo Dr. Mikao Usui, um monge cristão de origem japonesa. A tradição Reiki, porém, já era mencionada em sânscrito pelos antigos sutras da Índia, há mais de 2.500 anos.

O Reiki constitui, portanto, esta energia de cura natural, que passa a fluir de forma poderosa e concentrada pelas mãos do canal Reiki.


Reiki ajuda a equilibrar o corpo e a mente e atua em todos os níveis: Físico, emocional, mental e espiritual. O Reiki incentiva a autocura, fortalece o corpo e o espírito, libera bloqueios, desintoxica, equilibra os chakras (centro de energia), harmoniza o indivíduo e não cessa nunca de fluir, em quantidades ilimitadas. Por meio do uso de Reiki a pessoa se transforma e experimenta um grande crescimento espiritual. O Reiki representa a Graça Divina e constitui um presente sem limites. 


A OMS (Organização Mundial da Saúde), através do Decreto "Alma Ata" de 1962, criando a "The Open International University for Complementary Medicine", que estuda a medicina alternativa, reconheceu o Reiki como prática terapêutica alternativa válida.

Uma planta, um animal, os elementos água, terra, fogo e ar, a matéria e o éter, enfim, tudo que nos cerca e nos alimenta possui energia. Podemos aplicar o Reiki em todos, seja para cura e harmonia das pessoas, animais e plantas ou o meio físico em que vivemos. Porém, Reiki não é religião, e sim, uma forma de nos conduzirmos e conduzir melhor as energias que nos cercam.

A ORIGEM DO REIKI

Mikao Usui (15.08.1865 - 09.03.1926), era um monge japonês, discípulo da Escola de Tendai. Foi quem redescobriu a técnica do Reiki. Como monge, Usui já possuia conhecimento das técnicas de cura dos antigos, que consistia em reequilibrar o fluxo energético das pessoas, chamado pelos chineses de chi, para que TAO (Sabedoria Universal) pudesse se realizar plenamente. A Escola de Tendai, da qual Usui fazia parte, praticava o estudo dos símbolos sagrados e seu uso energético. Usui já conhecia estes símbolos e como usá-los. A grande questão que o levou a redescobrir o Reiki, foi a vontade de saber como ativar a Energia Universal e seu poder de harmonização de um modo mais simples e que pudesse ser usado por pessoas comuns.

Seus estudos se concentravam em descobrir como Jesus conseguia realizar seus milagres. Ele sabia que era possível curar com as mãos através da força vital que as mesmas emanavam, mas desconhecia de que modo isso funcionava.

Estudou sânscristo e as antigas escritas budistas, encontrando finalmente a chave da sabedoria antiga: uma fórmula em sânscrito baseada numa série de símbolos, os quais, acionados, ativam e captam a energia vital universal.

Embora tenha redescoberto o conhecimento, não tinha ainda o poder da cura. Dirigiu-se então ao monte Kurama para meditar em busca deste poder. Na montanha, meditou durante vinte e um dias. Para ajudar na sua contagem do tempo, colocou diante de si a mesma quantidade de pedrinhas que eram descartadas uma a uma, dia após dia.

No 21º dia viu no horizonte, luzes que vindo ao seu encontro deram formação aos símbolos que ele havia encontrado nas anotações em sânscrito. Perdeu os sentidos e ao recobrá-los, percebeu ter entrado em contato com o poder de cura que tanto procurava.
 


Usui era Sensei, que significa Professor ou Mestre, homenagem que se dava no Japão aos professores e mestres de Artes Marciais.
 

Jiro Asuke, fundador de uma Sociedade de Cura da época, havia comentado que Usui era um curador muito popular, consideravam-no um pioneiro nesse tipo de terapia.

Dezesseis foram os Mestres/Professores iniciados por Usui: Taketoini, Hayashi e Gyuda, também conhecido como Ushida, eram Oficiais da Marinha. Eguchi estudou com Usui em 1923 e passou o conhecimento do Sistema a Miyazuki. Ushida fundou uma Sociedade de Reiki, mas, foi Hayashi que inovou o Sistema Usui de Cura Natural.
Chujiro Hayashi (15.09.1880 - 10.05.1940) treinou com Usui em 1925 e usou seu conhecimento para abrir uma Clínica de Cura em Tókio. Hayashi desenvolveu um complexo de posições com as mãos e em sua Clínica, utilizou um método de cura que requeria para cada paciente, aplicação simuntânea de vários curadores (grupo), aumentando assim ao máximo o fluxo de energia, acrescendo novas posições às já existentes, introduziu também um Sistema de graus/níveis em suas classes de Reiki e assim procedendo, treinou curadores e pessoas para ensinar o Sistema.

Tatsumi (discípulo de Hayashi), falecido aos 90 anos, em 03.10.1996, arquivou anotações dos seus treinamentos, permitindo que seus símbolos e esboços fossem copiados.

Ao recrutar curadores para a sua Clínica, Hayashi conferia-lhes o
 nível I (Shoden) em retribuição a três meses de trabalho não remunerado. Os melhores alunos, após nove meses de trabalho sem remuneração, recebiam o nível II (Okuden). Os que completavam este tempo, tinham a chance de conseguir o nível III (Shinpiden / Okudenkouki) 
após um compromisso adicional de dois anos, quando assistindo Hayashi nas aulas, lhes era então ensinada a iniciação/sintonização e dada a autorização para ensinar.
Em 1936, uma havaiana de origem japonesa chamada Hawayo Takata (24.12.1900 - 12.12.1980) viajou ao Japão para fazer tratamentos, pois sofria de dores abdominais, cálculos biliares e um tumor, submetendo-se à internação hospitalar. Enquanto ela se preparava para operação, perguntou ao médico se essa intervenção era necessária e se havia outro caminho para a sua cura. Ela ficou sabendo de seu médico que a irmã dele frequentava a Clínica do Dr. Chujiro Hayashi, onde fazia seus tratamentos com o Reiki. Procurando a Clínica de Hayashi, passou a receber aplicações de Reiki diariamente. Sua condição física melhorou consideravelmente, a doença regrediu e a Sra. Takata, muito impressionada, ficou interessada em aprender mais sobre o Reiki. O Dr. Hayashi terminou por concordar e foi assim que ela começou a aprender a técnica.

Neste treinamento e aplicações não havia permuta de dinheiro e eles tinham que trabalhar durante o termo do compromisso.

Uma certidão registrada no Cartório de Honolulu em 21.02.1938, declara que ela foi nomeada Professora/Mestra do Sistema Usui, dando-lhe autorização para praticar e ensinar o Método Usui nos EUA. Em 1976, Takata tornou-se ministra ordenada da Universal Church Of The Master.

Os símbolos passados por Usui, faziam parte de rituais e consistem em um conjunto de três símbolos potencializados por um quarto. Atualmente existem "versões modernas" de alguns destes símbolos. Canalizados por Reikianos americanos e possuindo a mesma potência dos SÍmbolos Tradicionais, elas atraem a preferência dos ocidentais pela maior facilidade em seu traçado.

Inovações aconteceram sim, mas a maioria delas enriqueceram o acervo que nos legou Mikau Usui e o que realmente importa, é o número sempre crescente de canais qualificados pela
 Energia Universal do Reiki.


Referência: http://reikiuniversal.org/oreiki.html